As 5 áreas de autocuidado para uma vida mais equilibrada!!!

As 5 áreas de autocuidado para uma vida mais equilibrada!!!

Essas áreas devem analisadas periodicamente por quem quer seguir uma rotina menos estressante. Estresse é prejudicial a saúde e isso todo mundo sabe. Combatê-lo tem sido uma busca quase incessante para muitas pessoas e vários fatores estão envolvidos nessa tentativa de ter uma vida melhor. E são diversas as formas de aliviar a tensão, mas muitas estão interligadas. Não adianta, por exemplo, dormir mal e querer meditar. Assim como ir à academia não será tão eficiente se a alimentação não for minimamente saudável. Promover a própria saúde requer estratégias e esforço, mas cuidar da mente e do corpo é essencial para garantir o bem-estar. São basicamente cinco áreas listadas pela psicóloga Elizabeth Scott,  que estão relacionadas ao autocuidado e devem analisadas periodicamente por quem quer seguir uma rotina menos estressante.

• 1 Autocuidado físico
Cuidar da saúde interfere diretamente na mente. Dormir o suficiente, praticar atividade física com frequência e comer direito preparam o corpo para as tarefas do dia a dia. E quando uma dessas áreas vai mal, é possível que a saúde fique prejudicada. Nessas horas seguir corretamente as orientações de um médico de confiança é essencial para restabelecer a imunidade.
• 2 Autocuidado social
As conexões com outras pessoas são tão importantes quando a própria saúde. Seres humanos nasceram para se relacionar e estar perto de outras pessoas faz parte do autocuidado. O problema é que é muito fácil negligenciar relacionamentos, mas é importante se dedicar aos amigos, à família ou a um companheiro ou companheira. A chave é conseguir saber quais as próprias necessidades sociais e programar um tempo para conseguir cultivar essas relações.
• 3 Autocuidado mental
Exercitar o cérebro também é fundamental para manter a saúde. Montar quebra-cabeças, resolver palavras cruzadas, estudar sobre assuntos interessantes, ler livros ou assistir a filmes e séries são alimento para a mente. Ter autocompaixão e aceitar que nem tudo sai como planejado o tempo todo ajudam a acalmar os anseios de quem está sempre vivendo em modo acelerado.
• 4 Autocuidado espiritual
Uma vida saudável está relacionada à espiritualidade. Isso não precisa, necessariamente, envolver uma religião, mas qualquer coisa que tenha um significado e ajude a desenvolver uma conexão com o universo. Práticas espirituais e experiências gratificantes podem ser a solução de muitos questionamentos que parecem sem resposta.
• 5 Autocuidado emocional
Expressar as emoções inclui também lidar com as desagradáveis como raiva, ansiedade e tristeza. Isso pode ser feito de maneira saudável e a assertividade é uma forma de estabelecer um diálogo claro sem parecer ofensivo. Amigos, companheiros e familiares podem ajudar muito porque têm alguma intimidade e vários problemas em comum. Dizer que ama, ser carinhoso e demonstrar afeto ajudam a recarregar as energias.

• Planejamento
Essas cinco grandes áreas devem se priorizadas, mas em vários momentos da vida algumas podem exigir mais dedicação do que outras. Refletir constantemente sobre que é mais ou menos importante e o que fazer para equilibrar a balança ajuda a definir metas. Reavaliar o plano sempre que necessário é essencial e se colocar como prioridade, o primeiro passo.

” Transmita seu amor através de seu conhecimento, compartilhe com amigos e familiares!!!

Envie seu comentário